terça-feira, 26 de julho de 2011

Shaft: Solução ou Problema?

Gente, preciso de uma ajuda de vocês urgente!!!
Descobri que meu banheiro virá com um shaft, que apesar de engenheiros só terem prós para esse item, eu particularmente acho horroroso e uma afronta ao bom gosto e a decoração!!!


Pra quem não sabe o que é um shaft, aí vai uma breve explicação sobre suas "vantagens":


O shaft é um espaço de construção vertical por onde passam as instalações hidráulicas e sanitárias do banheiro. São tubulações de água quente, água fria, ventilação e esgoto.


A principal função do shaft é facilitar o acesso ao encanador, quando for necessária alguma inspeção/ manutenção dos tubos. Por uma janela plástica parafusada na parede, ele pode abrir sem danificar a alvenaria. Isso é bom, pois o encanador não precisa de um pedreiro para quebrar e faz o conserto mais rápido e ainda evita entulhos que iriam se formar, deixando a obra mais limpa.


Como toda a tubulação fica atrás do shaft, inclusive o registro de água, não posso meter tijolo pra tapar essa coisa, então achei algumas soluções para substituir o tampão:


1. Fazer uma tampa de vidro serigrafado




2. Fazer uma tampa de Mármore ou Granito


3. Trocar por uma hidromassagem vertical, também conhecido como Spa vertical



Alguém tem outra sugestão ou idéia??? Por favor me ajudem, estou em busca de alternativas...

26 comentários:

  1. Eu trocava pela hidro vertical... eu mesma quero trazer uma do paraguai (custa em torno de U$ 200,00 a U$ 400,00) no site www.aed.com.py

    Pelo preço que o vidro, o granito vai sair...pelo menos seria algo que te daria alguma beneficio...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá David... Eu tbm trocaria pela hidro vertical, o granito e o vidro estão muito caro e uma hidro é um luxo...
    Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  3. Esteticamente falando gostei do granito mas em termos de conforto,a idéia da hidro foi maraaaaaaaaaa!!

    bjos,
    http://docelarfamiliaxs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A ideia da tampa de vidro me parece a melhor solução;
    boa sorte em sua escolha.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. essas hidros tem aqui, são em conta! vale muito a pena!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá David..
    Esteticamente colocaria o Vidro ou o Granito,
    Acho que ficaria melhor por o Banhiero não ser tãoo Grande.. MAis a ideia da Hidro é bem diferente..
    Seu Blog esta muito legal e com muitas ideias..
    da uma passadinha lá no meu..

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. David, não conhecia esse tal aí, e já que no seu tem adorei a idéia da hidro!!
    Esconde a abertura e traz um beneficio pra vc... pq tomar banho num desses, deve ser muito bom!!

    bjooo
    Fer

    ResponderExcluir
  8. Nossa pra mim foi novidade essa hidro! Com certeza é a melhor opçaõ bjus

    ResponderExcluir
  9. Valeu pela visita no nosso blog e obrigado pelos elogios! Só uma ressalva, quem escreve a maioria dos posts sou eu o Gogue! rsrsrsrs... Mas tudo bem, todo mundo acha que é a Nina, sem problemas, somos um só mesmo!
    Então, como engenheiro achei a idéia do shaft o máximo, achei a idéia do vidro serigrafado super original, e se a bala estiver na agulha manda ver nesse spa vertical. Vi um desses na Europa um tempo atrás e achei o máximo.
    Boa obra pra você!

    ResponderExcluir
  10. Oi David, eu também voto no vidro , a hidro acaba caindo em desuso, e acho uma coisa meio trambolho, o vidro é super lindo ! Olha, aqui em SP, tem o Pronto Socorro do vidro, é no Brooklin, costumo comprar tudo de vidro por lá, e mandar fazer coisas específicas tb, lá tem um preço excelente,pois as vidraçarias compram lá pra revender, na porta sempre tem carros de vidraçarias, lá é enorme, e eles executam tudo que vc precisar.
    David, seu blog está cada dia mais legal, eu tb adorei sua planta em 3d, já visitei sua casa virtual!
    Beijocasssssss estaladas pra vc! Estou ansiosa contigo pra vc pegar seu ap!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi David..eu também tive esse problema com o meu banheiro.
    O meu não daria pra colocar a hidro, porque o encanamento passa na parade do lado.
    Eu optei por colocar um vidro.
    Se quiser, depois te mando a foto. Ainda não está pronto..será colocado essa semama.
    Meu e-mail: larissalopesba@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi David pois é esses shafts é uma coisaa na nossa vida em, ou melhor no nosso apê..
    Eu tou pensando em botar o tampo mas não de vidro e sim de espelho, não sei se vai ficar bom!

    Outro shaft eu tenho na cozinha que ainda não tenho a mínima ideia do que fazer!

    Mas depois eu penso, quero mais é receber o ape que tá que tá de bronca!

    ResponderExcluir
  13. David, acredite se quizer a minha construtora é Queiroz Galvão que está me decepcionando muuuuito!

    ResponderExcluir
  14. Aproveita a entrega ruim e faz a hidro. Será útil. Sinceramente trocar o shaft por uma tampa de vidro não vai mudar muito a estética. E nem trará nenhum PLUS pro seu banho. Eu escolho hidro...rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Querido amigo, hoje eu passei em frente ao pronto Socorro dos Vidros , e entrei pra perguntar pra vc qto sairia o vidro serigrafado, escolhi uma medida aproximada que acredito que tenha a abertura do shaft, perguntei 2m x 1m, só que a "tchônga" dessa sua amiga aqui não sabe onde colocou o papel com o preço, mas me lembro bem que o serigrafado ( preto ou branco) sairia entre 750 a 800 reais, e o pintado ( que tal azul?) custa um pouqinho mais caro, coisa como 100 reais a mais.
    Fiz um post em sua homenagem.
    beijocasssssssssss 1000 e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  16. Oi David, obrigada pela dica lá no Ninho, acho que vou ficar com a ideia do adesivo sim.
    No meu apê também tem shaft, nos dois banheiros e na cozinha, e sinceramente, também acho horrorosos. Se pudesse trocaria por um vidro. Acho mais elegante. Vai que você gasta uma grana com a hidro e depois percebe que quase não utiliza?
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi david, o meu veio exatamente igual ao seu, com esse shaft horrível. Depois de pensar em milhares de opções e não achar uma hidro vertical que se encaixe, descobri que seria mais viável fechar esse buraco. Achei um pedreiro ótimo que cobrou aproximadamente que fechou esse buraco e trocou uma faixa do azulejo do banheiro inteiro. Ele tirou os azulejos da faixa sem quebrar e reutilizou pra fechar o buraco... e nessa faixa coloquei outro que imita pastilhas. Amei o resultado, pois colocou uma cor no branco, e ainda acabou com o problema do buraco, e não saiu caro.

    ResponderExcluir
  18. Eu também vou fechar, diminuir o buraco fechar com Drywall e revestir com pastilhas.

    ResponderExcluir
  19. Mandem fotos do banheiro de vocês para termos uma idéia, pois infelizmente meu banheiro tbm tem esse buraco

    ResponderExcluir
  20. Eu li os comments mas o condominio permite fechar o buraco? Ai se der algum problema tem que quebrar, nao acho que seja uma opcao, no meu tem shaft tb e sem duvida eh horrivel, adorei a opcao de por vidro, acho que ate uma placa de pvc parafusada ficava mais bonito que isso rs nao sei pq tem que ter esse volume neh, que desnecessario. Meu box eh minusculoooo.

    ResponderExcluir
  21. Oi David...vc já executou essa idéia no seu apê? Tb tenho esse mesmo problema e estou analisando qual a melhor opção! Se já tiver executado, mostra a foto aê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marília! Também achei o blog e gostaria de saber se deu certo colocar a hidro vertical...

      Excluir
  22. Eu moro em um prédio que tem esse tal de "shaft" nos banheiros... eu acho péssimo!!! Passa cheiro de um andar pro outro: perfume, shampoo, cigarro... é um lixo!

    ResponderExcluir
  23. Bom,
    Para quem tem o mesmo problema do tal shaft , tive uma ideia de alinhar uma placa acrílica de 1cm de espessura no buraco , com a cerâmica e prendi usando 6 parafusos de prender vaso sanitário ( Ele tem rosca e pode sair facilmente) . Para cobrir coloquei Pastilha Adesiva Resinada (http://pintdigital.com.br/pastilha/MQT_001). Ficou muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me mande foto pfavor tenho esse problema, anamaria_880@com

      Excluir